Normas de Segurança do Trabalho na Construção Civil

construção civil e as normas regulamentadoras

Todos que conhecem ou estão envolvidos de alguma forma mais direta com a segurança do trabalho devem conhecer as normas de segurança, as famosas NRs, quais atualmente são trinta e seis normas regulamentadoras para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais seguro, e muitas delas estão relacionadas com as obras de construção civil, que é um ramo onde mais ocorrem os acidente de trabalho, e que faz o profissional de segurança do trabalho um trabalhador indispensável para fazer as devidas verificações nas obras em produção.

construção civil e as normas regulamentadoras

Existem diversas normas regulamentadoras como eu disse acima, porém irei citar aqui apenas duas delas, que são as mais importantes na minha opinião quando lidamos com a segurança do trabalho nas obras de construção civil. Elas são a norma regulamentadora de número dezoito e a de número trinta e cinco.

segurança do trabalho em alturas

A norma regulamentadora de número dezoito(também conhecida como a NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho), onde o programa de condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção(PCMAT) é uma das exigências desta norma essencial.

A outra é a NR 35, que regulamenta o trabalho em altura, dando ordens para os trabalhadores, empregadores e fabricantes de equipamentos de segurança, para garantir um trabalho mais confortável e seguro.

Então vimos que essas duas normas regulamentadoras(tanto a NR 18, quanto a NR 35) são indispensáveis para o ambiente de trabalho da construção civil, onde o trabalho em altura é tão comum e os riscos não podem ser ignorados. Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com parentes e amigos, qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo ou entre em contato. Hoje fico por aqui e até mais.

Construção civil e seus riscos de segurança

segurança do trabalho na construção civil

É preciso ter na construção civil a mente voltada para a segurança do trabalho, pois esse ramo é o vencedor quando o assunto é acidente de trabalho, sendo área onde mais encontramos situações extremas e descuidos por ambas as partes, tanto o trabalhador como o empregador. Por isso iniciei esse artigo dizendo “é preciso”, pois não podemos deixar de pensar na segurança do trabalho onde ela é mais requisitada e necessária, e onde os riscos são tanto mortais como evitáveis se todos se conscientizarem e trabalharem para ter um ambiente de trabalho mais seguro.

construção civil e segurança do trabalhador

Vamos falar dos ricos de seguranças que afrontam os trabalhadores na construção civil, porém eles também podem ser riscos que precisam da atenção não somente do funcionário de construção civil, e sim de todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com a obra, seja o empregador, o trabalhador ou mesmo um pedestre que está passando por perto do terreno em construção, qual pode participar de um acidente apenas por estar passando na hora que um trabalhador por perto está sofrendo um acidente de trabalho. Os riscos são diversos, leia abaixo:

Choques elétricos:

Nas obras temos a necessidade de mexer com equipamentos elétricos e instalações elétricas muitas vezes muito pouco delicada, porém nem por isso podemos deixar de pensar em deixar os fios bem encapados e isolados.

Quedas no trabalho em alturas e má manipulação de objetos e materiais:

Em grandes obras, de prédios por exemplo, onde são construídos vários andares, o trabalho em altura se faz necessário, e ainda mais necessário é o uso do equipamento adequado e trabalhadores especializados nessa sub-área da segurança do trabalho, afinal um acidente em altura pode envolver muito mais que o trabalhador que está atuando a dezenas de metros do chão, um exemplo seria, um trabalhador tropeçar sem equipamento e derrubar no desespero algo lá de cima que venha cair em algum pedestre, pois o objeto foi lançado mais longe do que a área dita como segura foi estabelecida.

Alergias ou dermatoses:

A manipulação com matérias de construção como cimento e cal, ou mesmo areia, pode ser um causador de alergias e doenças para diversos órgãos, como exemplo os pulmões que sofrem quando estão em contato com toda essa poeira prejudicial. Então é necessário o uso do equipamento de proteção adequado, como mascaras na hora em que estiver trabalhando com esses materiais.

poeira na construção civil

Excesso de ruídos:

As maquinas e ferramentas fazem muito barulho, você já deve ter passado perto de alguma obra e percebido isso. É preciso o uso do EPI(Equipamento de proteção individual) adequado.

Não foram ditos todos os riscos existentes na construção civil quando o assunto é segurança do trabalho, posso ter me esquecido de algum, sei que isso é verdade, porém tentei falar dos mais interessantes e comuns na obra. Veja o vídeo que deixo abaixo para saber mais sobre os riscos de segurança na construção civil:

Se este artigo te ajudou nos estudos ou trabalho, ou mesmo como uma informação importante e necessária que você levará para o resto de sua vida, aprendendo a ser mais atento e de olho para não correr riscos desnecessários no ambiente de trabalho da construção civil. Não deixei de compartilhar com seus amigos, colegas de trabalho e parentes. E se ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato comigo que lhe responderei com prazer o mais rápido que minha rotina de trabalho e pai de família permitir.

Seja bem vindo!

seja bem vindo ao site construção civil e segurança do trabalho

Seja bem vindo ao meu site “Construção civil com segurança do trabalho”, é super importante que você se sinta bem ao navegar por aqui, e darei o meu melhor para que isso se concretize.

Tive a ideia de fazer um site a bastante tempo atrás, quando ainda fazia faculdade na área de segurança do trabalho. Sempre quis escrever em um blog/site onde pudesse passar meu conhecimento nessa área que tanto me agrada, mas me faltava tempo, pois o estudo era puxado e ainda trabalhava no outro turno, e ficava muito apertado para ter um blog em atividade no meio de minha rotina.

Contudo, o tempo foi passando, e agora estou mais velho e posso dizer que um pouco mais livre, tenho mais tempo, qual escolhi gastá-lo me dedicando a esse site, escrevendo artigos sobre a construção civil visando a segurança do trabalho em primeiro lugar, pois sei que é preciso de mais informações nesse ramo, que é muito visto e as vezes pouco digitado e falado.

Pretendo tentar agradar a todos, mas se não for possível, peço desculpas, mas direi o que aprendi como correto, e espero que também seja a sua visão sobre a segurança do trabalho que não pode faltar no ambiente de trabalho da construção civil.