Normas de Segurança do Trabalho na Construção Civil

O profissional de segurança do trabalho

Todos que conhecem ou estão envolvidos de alguma forma mais direta com a segurança do trabalho devem conhecer as normas de segurança, as famosas NRs, quais atualmente são trinta e seis normas regulamentadoras para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais seguro, e muitas delas estão relacionadas com as obras de construção civil, que é um ramo onde mais ocorrem os acidente de trabalho, e que faz o profissional de segurança do trabalho um trabalhador indispensável para fazer as devidas verificações nas obras em produção.

Existem diversas normas regulamentadoras como eu disse acima, porém irei citar aqui apenas duas delas, que são as mais importantes na minha opinião quando lidamos com a segurança do trabalho nas obras de construção civil. Elas são a norma regulamentadora de número dezoito e a de número trinta e cinco.

A norma regulamentadora

A norma regulamentadora de número dezoito(também conhecida como a NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho), onde o programa de condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção(PCMAT) é uma das exigências desta norma essencial.

A outra é a NR 35, que regulamenta o trabalho em altura, dando ordens para os trabalhadores, empregadores e fabricantes de equipamentos de segurança, para garantir um trabalho mais confortável e seguro.

Indispensáveis para o ambiente de trabalho da construção civil

Então vimos que essas duas normas regulamentadoras(tanto a NR 18, quanto a NR 35) são indispensáveis para o ambiente de trabalho da construção civil, onde o trabalho em altura é tão comum e os riscos não podem ser ignorados. Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com parentes e amigos, qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo ou entre em contato. Hoje fico por aqui e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *